top of page

A capital planejada

 

 

                 Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, a capital do Brasil é um monumento a céu aberto. Com apenas 55 anos, é mundialmente conhecida pela sua arquitetura moderna e inovadora, nomeada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

               Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, nascia uma cidade sob formas inovadoras e diferente em tudo. Aproveitando o relevo da região, deu-se origem o plano urbanístico da capital, conhecido como “Plano Piloto” e seu lago artificial, o Lago Paranoá.

         Além de sua arquitetura moderna, o turismo se volta também para o grande número de órgãos governamentais, por ser o centro político do país. Visitas à Esplanada dos Ministérios, à Praça dos Três Poderes e aos Palácios da Alvorada, do Planalto e do Itamaraty estão presentes nos roteiros turísticos da capital, além da Catedral Metropolitana, do Complexo Cultural da República, do Memorial e da Ponte JK.

 

O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, elaborado por Lúcio Costa, teve sua forma inspirada pelo sinal da cruz, também comumente comparado ao de um avião ou de uma borboleta.

Câmara dos deputados

Ponte JK

Catedral

Torre de televisão

bottom of page